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segunda-feira, 18 de abril de 2016

2º Grupo de discussão - Mercado zootécnico para Agrônomos


Os estudantes deverão chegar preparados para o debate. Na próxima segunda (25/04)


A dinâmica do Grupo ocorrerá da seguinte forma:
è 10 minutos inicias para cada subgrupo organizar as ideias pertinentes ao debate e escolher um orador para expor os argumentos.
è 40 minutos articulados em: - 10 minutos para cada Grupo, sendo que cada subgrupo (orador) terá apenas 5 minutos para expor as ideias.
è 10 minutos finais para os coordenadores realizarem uma abordagem final sobre o conhecimento gerado.

ð  Grupo1: Capacitação do Engenheiro Agrônomo x Zootecnista
Neste grupo os estudantes terão que debater sobre a competência do Engenheiro Agrônomo para atuar no mercado zootécnico. Baseados nas matrizes curriculares dos cursos em questão, nas ementas das disciplinas e no Projeto de lei 1016 (PL 1016). Este grupo será dividido em dois subgrupos, que estão abaixo, abordando os prós e os contras do agrônomo no mercado zootécnico.
SubGrupo1.1: Prós
SubGrupo1.2: Contras
                             
ð  Grupo2: Viabilidade dos Nichos Zootécnicos
No grupo 2 os estudantes deverão avaliar baseados em estudos socioeconômicos e logísticos a viabilidade de se implantar sistemas zootécnicos de produção em comparação com outros meios de investimentos rurais. Apoiados em dados da EMATER, do IBGE, dos Sindicatos Rurais da Região, em artigos, cartilhas, boletins técnicos de Instituições, professores das áreas, produtores e também em Instituições como EMBRAPA (Sistemas de Produção).
SubGrupo2.1: Aspectos positivos
SubGrupo2.2: Nichos Paralelos (hortifruti, cultivos hidropônicos, arrendamento, fitotecnia, entre outras)

ð  Grupo3: Impacto Econômico e Ambiental Regional
Aqui o grupo terá de abordar qual é o impacto econômico que agropecuária causa em nossa região (Florestal, Grande Belo Horizonte, Pará de Minas, Pitangui, Bom Despacho, entre outras), em contraponto com os impactos ambientais causados por essa atividade. Baseados em dados da EMATER, do IBGE, dos Sindicatos Rurais da Região e também em artigos, cartilhas e boletins técnicos de Instituições, como a EMBRAPA.
SubGrupo3.1: Impactos econômicos
SubGrupo3.2: Impactos ambientais

ð  Grupo4: Dificuldades do Produtor Regional x Vantagens do Profissional Agronômico.
Para o grupo 4 os estudantes terão que apresentar as dificuldades encontradas pelos produtores regionais, como alimentação, logística, adaptabilidade, entre outras, para obter maior produtividade e retorno financeiro com seu sistema de produção. E como o Engenheiro Agrônomo pode atuar para solucionar e otimizar esses sistemas.
SubGrupo4.1: Dificuldades do produtor regional

SubGrupo4.2: Vantagens do profissional agrônomo 

A divisão dos grupos para o 2º grupo de discussão pode ser verificado aqui.

Att.,
Kevin Nunes Ficher (Coordenador de Grupo de Discussão)
Carlos Vergilio Crozzatti de Godoy (Vice coordenador de Grupo de Discussão)

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