Os estudantes deverão chegar
preparados para o debate dia 09 de maio.
A dinâmica do Grupo ocorrerá
da seguinte forma:
è 10
minutos inicias para cada subgrupo organizar as ideias pertinentes ao debate e
escolher um orador para expor os argumentos.
è 40
minutos articulados em: - 10 minutos para cada Grupo, sendo que cada subgrupo
(orador) terá apenas 5 minutos para expor as ideias.
è 10
minutos finais para os coordenadores realizarem uma abordagem final sobre o
conhecimento gerado.
ð Grupo1: Engenharia
Rural de Alta Tecnologia x Engenharia Rural de Baixa Tecnologia
No grupo 1 os estudantes deverão fazer o
estudo geral das tecnologias utilizadas no meio rural por produtores e
engenheiros agrônomos no que tange as construções rurais (chiqueiros, currais,
aviários, apriscos, estufas, edificações, silos...), Mecanização e Máquinas
agrícolas (Tratores e implementos, maquinas de beneficiamento pós-colheita, Semeadouras...),
Sistemas de irrigação e drenagem, plantio, tração animal, técnicas sustentáveis
e funcionais, uso de recursos paralelos... Para isso apoiar-se em artigos
científicos, cartilhas e apostilas de órgãos como: SENAR, Institutos e
Universidades.
SubGrupo 1.1: Engenharia
de Alta Tecnologia
SubGrupo 1.2: Engenharia
de Baixa Tecnologia
ð Grupo2: Mecanização/
Máquinas Agrícolas
No grupo 2 os estudantes deverão avaliar as
vantagens e desvantagens da mecanização na agricultura. Abordando desde grandes
até pequenas propriedades, ressaltando também a parte de logística e
transporte. Baseados em artigos científicos, cartilhas e apostilas de órgãos
como: SENAR, Institutos e Universidades. Ex.: http://200.17.98.44/pronatec/wp-content/uploads/2013/06/Mecanizacao_Agricola.pdf
SubGrupo 2.1: Vantagens
da Mecanização
SubGrupo 2.2: Desvantagens
da Mecanização
ð Grupo3: Irrigação
e Drenagem
Aqui o grupo terá de abordar quais são as
vantagens dos sistemas de irrigação e drenagem para a agricultura em contraponto
com as dificuldades de implantações dos diferentes sistemas. Abordando as
principais tecnologias e softwares que auxiliam no trabalho. Baseados em artigos
científicos, livros, cartilhas e apostilas de Institutos e Universidades, como:
http://200.17.98.44/pronatec/wp-content/uploads/2013/06/Irrigacao_e_Drenagem.pdf
SubGrupo3.1: Vantagens
do uso de irrigação e drenagem
SubGrupo3.2: Dificuldades
de implantação
ð Grupo4: Desafios e
competências frente à engenharia rural
Neste grupo os estudantes terão que debater
sobre a competência do Engenheiro Agrônomo para atuar no mercado. Baseados na
matriz curricular do curso, nas ementas das disciplinas, nas situações que
abrangem o planejamento, a implantação, a manutenção, a condução e a conclusão
das atividades pertinentes ao tema. É de suma importância que os estudantes busquem
experiências com profissionais que já atuaram ou atuam no segmento. Este grupo
será dividido em dois subgrupos, que estão abaixo:
SubGrupo4.1: Situações
do dia-a-dia
SubGrupo4.2:
Vantagens do Agrônomo para resolução das adversidades.
Confira aqui a divisão dos grupos: https://drive.google.com/open?id=0B-Lagn4Q5AM4N1g0SnVkZTRjMGM
Att.,
Kevin Nunes Ficher (Coordenador de Grupo de Discussão)
Carlos Vergilio Crozzatti de
Godoy (Vice coordenador de Grupo
de Discussão)
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