Eventos com Participação do NECA

terça-feira, 3 de maio de 2016

3º Grupo de Discussão - Engenharia Rural



Os estudantes deverão chegar preparados para o debate dia 09 de maio.

A dinâmica do Grupo ocorrerá da seguinte forma:
è 10 minutos inicias para cada subgrupo organizar as ideias pertinentes ao debate e escolher um orador para expor os argumentos.
è 40 minutos articulados em: - 10 minutos para cada Grupo, sendo que cada subgrupo (orador) terá apenas 5 minutos para expor as ideias.
è 10 minutos finais para os coordenadores realizarem uma abordagem final sobre o conhecimento gerado.

ð  Grupo1: Engenharia Rural de Alta Tecnologia x Engenharia Rural de Baixa Tecnologia
No grupo 1 os estudantes deverão fazer o estudo geral das tecnologias utilizadas no meio rural por produtores e engenheiros agrônomos no que tange as construções rurais (chiqueiros, currais, aviários, apriscos, estufas, edificações, silos...), Mecanização e Máquinas agrícolas (Tratores e implementos, maquinas de beneficiamento pós-colheita, Semeadouras...), Sistemas de irrigação e drenagem, plantio, tração animal, técnicas sustentáveis e funcionais, uso de recursos paralelos... Para isso apoiar-se em artigos científicos, cartilhas e apostilas de órgãos como: SENAR, Institutos e Universidades.

SubGrupo 1.1: Engenharia de Alta Tecnologia
SubGrupo 1.2: Engenharia de Baixa Tecnologia

                             
ð  Grupo2: Mecanização/ Máquinas Agrícolas
No grupo 2 os estudantes deverão avaliar as vantagens e desvantagens da mecanização na agricultura. Abordando desde grandes até pequenas propriedades, ressaltando também a parte de logística e transporte. Baseados em artigos científicos, cartilhas e apostilas de órgãos como: SENAR, Institutos e Universidades. Ex.: http://200.17.98.44/pronatec/wp-content/uploads/2013/06/Mecanizacao_Agricola.pdf

SubGrupo 2.1: Vantagens da Mecanização
SubGrupo 2.2: Desvantagens da Mecanização

ð  Grupo3: Irrigação e Drenagem
Aqui o grupo terá de abordar quais são as vantagens dos sistemas de irrigação e drenagem para a agricultura em contraponto com as dificuldades de implantações dos diferentes sistemas. Abordando as principais tecnologias e softwares que auxiliam no trabalho. Baseados em artigos científicos, livros, cartilhas e apostilas de Institutos e Universidades, como: http://200.17.98.44/pronatec/wp-content/uploads/2013/06/Irrigacao_e_Drenagem.pdf
SubGrupo3.1: Vantagens do uso de irrigação e drenagem
SubGrupo3.2: Dificuldades de implantação

ð  Grupo4: Desafios e competências frente à engenharia rural
Neste grupo os estudantes terão que debater sobre a competência do Engenheiro Agrônomo para atuar no mercado. Baseados na matriz curricular do curso, nas ementas das disciplinas, nas situações que abrangem o planejamento, a implantação, a manutenção, a condução e a conclusão das atividades pertinentes ao tema. É de suma importância que os estudantes busquem experiências com profissionais que já atuaram ou atuam no segmento. Este grupo será dividido em dois subgrupos, que estão abaixo:

SubGrupo4.1: Situações do dia-a-dia
SubGrupo4.2: Vantagens do Agrônomo para resolução das adversidades.





Att.,
Kevin Nunes Ficher (Coordenador de Grupo de Discussão)

Carlos Vergilio Crozzatti de Godoy (Vice coordenador de Grupo de Discussão)

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